9 de Fevereiro de 2018 / by Luciano / Previsões sem qualquer fundamento / No Comments

O Facebook vai acabar por esse simples motivo

Na mais recente apresentação de resultados do Facebook, Mark Zuckerberg anunciou que pela primeira vez na história da empresa houve redução do número de usuários ativos e também no tempo gasto pelas pessoas na toda poderosa rede social.

Qual seria o motivo para a mudança de comportamento das pessoas? Estaria o Facebook perdendo relevância em razão de outros aplicativos mais interessantes?

Minha opinião é que o Facebook tem um problema bem mais grave. O problema do Facebook é o próprio Facebook. Isso mesmo! O Facebook nasceu como uma ferramenta onde não existe nenhum propósito para o usuário, apenas falar de si mesmo ou sobre os outros.

Quando não se dá um objetivo, uma tarefa ou um propósito ao ser humano, ou seja, apenas se fornece um ambiente “estéril” sem finalidade, o pior lado das pessoas tende a se revelar com o tempo, no caso da rede social do Zuckerberg, através de comentários preconceituosos, inveja, apologia à violência, pedofilia, fake news, etc.

Dessa forma, como manter um número cada vez maior de usuários sem oferecer nada que acrescente positivamente à vida das pessoas em troca? E o pior, ganhando rios de dinheiro enquanto fomenta um ambiente online com um nível crescente de hostilidade e riscos para os usuários.

Quando analisamos esses dados que dão sinais que os usuários estão “partindo” do Facebook, não devemos atribuir o fato à personalidade ou mudança do comportamento das pessoas que “cansaram” da plataforma, mas sim considerar que a grande maioria dos seres humanos geralmente age da mesma forma quando submetidos às mesmas condições e fatores externos.

O Facebook atingiu um ponto de saturação na percepção das pessoas, então não é uma questão de adicionar cada vez mais novas funcionalidades para estancar a sangria. A sua própria essência será a razão para o seu fracasso.

Como diria Abraham Lincoln, você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *