Categorias:

Artigo: Os Cientistas que Criam Aplicativos Viciantes

A revista online 1843 do The Economist publicou recentemente uma artigo entitulado “Os Cientistas que Criam Aplicativos Viciantes“, em uma tradução livre.

Em resumo, o autor descreve como as empresas de tecnologia do vale do silício estão usando profissionais treinados na nova área chamada “Design Comportamental” para criar gatilhos e recompensas psicológicas para “prender” a atenção dos usuários e fazê-los gastar ainda mais tempo em seus aplicativos.

Empresas como Apple, Google e Facebook hoje atuam como “um grande filtro”, escolhendo e definindo o que cada usuário deve ver ou consumir em cada momento através dos seus algoritmos. Muitos pesquisadores questionam quais os limites éticos e morais desse tipo de “ciência” nas mãos de empresas com fins lucrativos e capazes de influenciar os hábitos de bilhões de pessoas diariamente.

Para alguns estudiosos, a utilização desse tipo de técnica é uma forma de escravizar a atenção das pessoas para lucrar cada vez mais e podem ocasionar sérios danos psicológicos.

Fonte: The Economist

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *