Sobre o Projeto
O desafio da nossa equipe foi criar uma solução utilizando Internet das Coisas resolver um problema social na Região Metropolitana do Recife.
Após pesquisar sobre os principais problemas da cidade, a equipe definiu o problema de deslizamento de barreiras em comunidades carentes do Recife, locais de extrema desigualdade social e onde a população tem difícil acesso a bens e serviços básicos.
A Região Metropolitana do Recife, atualmente, tem aproximadamente 200 mil pessoas morando em áreas de morro, sendo 20 mil em áreas de risco constante de deslizamento. Em 2019, foram 23 vítimas fatais relacionadas ao deslizamento de barreiras, de acordo com o IBGE e a Defesa Civil do Estado de Pernambuco.
Após a definição do problema e do briefing, a equipe realizou as seguintes tarefas:
- Mapeamento das medidas e protocolos de prevenção de acidentes em situações de risco, utilizado pelo Governo e Prefeitura;
- Análise de equipamentos similares de monitoramento de deslizamentos;
- Análise de sistemas online de monitoramento e alerta à população;
- Ideação e Conceito da solução (equipamento);
- Definição da Especificação Técnica e Arquitetura do equipamento;
- Definição do Conjunto de Dados Coletados;
- Definição da Estratégia de Inteligência e Relatório de Dados;
- Definição da Estratégia de Implantação e Engajamento da Comunidade;
- Definição do Planejamento de Integrações e Modalidades de Coleta de Dados.
Informações Adicionais
Disciplina: Internet das Coisas
Professor: Rafael Lucena
Equipe: Bruno Delmiro, Fernando Mello, Henrique Gonçalves, Iverson Dantas, Luciano Ayres e Marcelo Champloni
Download Apresentação do Projeto (PDF)
Sobre o Curso
Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.
O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.
Metodologia
A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.
Coletânea de Projetos
Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.