Categorias:

Curso de User Experience: Projeto de Soluções Contra o Assédio Sofrido por Mulheres Usuárias do Sistema de Transporte Público no Brasil

Sobre o Projeto

Nesse projeto realizado durante o curso de extensão “User Experience”, realizado pela Professora Carla Nascimento, na CESAR School, nossa equipe definiu o problema do “Assédio contra mulheres usuárias do sistema de transporte público no Brasil” como alvo do projeto.

Nosso objetivo foi pesquisar, compreender e propor soluções eficazes para ajudar a milhões de mulheres brasileiras que dependem do sistema de transporte público para estudar, trabalhar e realizar suas atividades diárias.

Para isso, definimos o nosso processo da seguinte forma: Identificação do Problema, Empatia e Imersão, Delimitação do Problema, Ideação e Identificação de Oportunidas.

As etapas do projeto envolveram as seguintes atividades:

  • Matriz de seleção do problema;
  • Pesquisas Desk sobre violência e assédio a mulheres em transporte público;
  • Análise de soluções similares;
  • Delimitação do problema;
  • Levantamento de hipóteses sobre o contexto e vítimas do problema;
  • Identificação dos atores envolvidos no problema;
  • Realização de pesquisa quantitativa online com 81 participantes;
  • Definição do público alvo;
  • Criação do Mapa de Jornada do Usuário;
  • Definição de personas;
  • Geração de ideias de soluções utilizando a técnica de brainstorming híbrido.

Ao final do curso, a equipe utilizou uma matriz de Esforço x Impacto para identificar as ações prioritárias para mitigar o problema.

Informações Adicionais

Curso de Extensão: User Experience
Professora: Carla Nascimento

Equipe: Carina Valadares, Luciano Ayres, Rayanne Ribeiro, Tamires Guedes, Wendell Wanderley e Ingrid Santos.

Download Apresentação do Projeto

Sobre o Curso

Realizei o curso de extensão em User Experience durante a minha Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.

O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.

Metodologia

A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.

Coletânea de Projetos

Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *