Sobre o Projeto
Nesse projeto realizado durante o curso de extensão “User Experience”, realizado pela Professora Carla Nascimento, na CESAR School, nossa equipe definiu o problema do “Assédio contra mulheres usuárias do sistema de transporte público no Brasil” como alvo do projeto.
Nosso objetivo foi pesquisar, compreender e propor soluções eficazes para ajudar a milhões de mulheres brasileiras que dependem do sistema de transporte público para estudar, trabalhar e realizar suas atividades diárias.
Para isso, definimos o nosso processo da seguinte forma: Identificação do Problema, Empatia e Imersão, Delimitação do Problema, Ideação e Identificação de Oportunidas.
As etapas do projeto envolveram as seguintes atividades:
- Matriz de seleção do problema;
- Pesquisas Desk sobre violência e assédio a mulheres em transporte público;
- Análise de soluções similares;
- Delimitação do problema;
- Levantamento de hipóteses sobre o contexto e vítimas do problema;
- Identificação dos atores envolvidos no problema;
- Realização de pesquisa quantitativa online com 81 participantes;
- Definição do público alvo;
- Criação do Mapa de Jornada do Usuário;
- Definição de personas;
- Geração de ideias de soluções utilizando a técnica de brainstorming híbrido.
Ao final do curso, a equipe utilizou uma matriz de Esforço x Impacto para identificar as ações prioritárias para mitigar o problema.
Informações Adicionais
Curso de Extensão: User Experience
Professora: Carla Nascimento
Equipe: Carina Valadares, Luciano Ayres, Rayanne Ribeiro, Tamires Guedes, Wendell Wanderley e Ingrid Santos.
Download Apresentação do Projeto
Sobre o Curso
Realizei o curso de extensão em User Experience durante a minha Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.
O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.
Metodologia
A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.
Coletânea de Projetos
Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.