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Pós-Graduação: Projeto Aplicativo de Entrega de Comida Saudável para Crianças

Sobre o Projeto

O desafio da nossa equipe foi criar uma solução para ajudar as mães brasileiras com base nos dados da pesquisa “Menos romantismo e mais informação. Como conversar com as mães brasileiras”? do Google.

Após a realização de pesquisas complementares e interações com algumas mães, delimitamos o problema a ser resolvido como: “Dificuldade das mães brasileiras em criar e gerenciar hábitos saudáveis de alimentação para os filhos”.

Logo após, o projeto foi desenvolvido através das seguintes etapas:

  • Definição do perfil do público-alvo;
  • Análise de soluções similares com base em critérios de avaliação pré-definidos;
  • Definição de personas;
  • Geração de ideias de soluções utilizando as técnicas de brainwriting e esboços paralelos;
  • Seleção da ideia a ser prototipada com base nos critérios de desejabilidade, viabilidade financeira e técnica;
  • Definição do conceito e prototipação;

Após essas atividades, o conceito definido foi o de um aplicativo de entrega programada de refeições e ingredientes saudáveis para crianças, por meio de assinatura de planos mensais.

O primeiro protótipo de baixa fidelidade foi criado em papel, envolvendo as telas relativas as principais tarefas do aplicativo, ou seja, as tarefas típicas que seriam frequentemente utilizadas pelos usuários.

Essas tarefas foram definidas como “histórias de usuário”, com a descrição das etapas e condições de sucesso para realização de cada atividade.

Os testes foram planejados com base em uma proposta que definiu os objetivos, um protocolo para orientar as atividades dos entrevistadores e um termo de consentimento para esclarecer as condições e direitos dos participantes.

Após a realização de um teste piloto do protótipo realizado pela própria equipe, ajustes foram feitos ao protótipo e ao processo de testes, e em seguida os participantes foram selecionados à partir de critérios para garantir a compatibilidade com o perfil do público alvo do projeto.

No total foram realizados 10 sessões de testes moderados através de entrevistas pessoais ou por telefone, onde os participantes executaram cada uma das tarefas planejadas.

Ao final os resultados foram compilados e convertidos em uma tabela de recomendações de ajustes e melhorias aos protótipos e conceito do aplicativo.

Informações Adicionais

Disciplina: Design Centrado no Usuário
Professor: Eduardo Oliveira

Equipe: Anderson Acioli, Arthur Galvão, Gustavo Melo, Júlio César, Luciano Ayres e Yago Martins.

Download Apresentação do Projeto (PDF)

Acesse o Protótipo do Aplicativo

Sobre o Curso

Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.

O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.

Metodologia

A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.

Coletânea de Projetos

Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.

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