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Pós-Graduação: Projeto Aplicativo de Supermercado

Sobre o Projeto

O professor propôs à nossa equipe o desafio de planejar e prototipar um aplicativo de supermercado mais alinhado às necessidades e hábitos dos consumidores.

Criamos nosso processo baseado no Design Thinking e realizamos uma série de atividades até chegar a solução:

  • Pesquisa de dados de mercado e comportamento do consumido;
  • Análise de soluções similares e concorrentes;
  • Visitas para observações dos consumidores em supermercados da Região Metropolitana do Recife;
  • Pesquisa online com consumidores;
  • Observação e entrevistas de usuários utilizando aplicativos concorrentes;
  • Definição de perfis de usuários e personas;
  • Recrutamento e entrevistas com consumidores;
  • Entrevistas com entregadores de serviços de delivery e caixas de supermercado;
  • Análise de artefatos (cupons fiscais e materiais promocionais digitais e impressos) de supermercados;
  • Ideação utilizando o método de brainwritting
  • Prototipação de um novo conceito de aplicativo
  • Testes do protótipo com usuários
  • Avaliação da usabilidade do protótipo

Também criamos um protocolo e roteiro de testes para padronizar a conduta da equipe durante os testes e entrevistas com os usuários e assim garantir a qualidade e imparcialidade dos dados coletados.

Ao final, medimos a usabilidade do protótipo do aplicativo através da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS) com os participantes testados.

Informações Adicionais

Disciplina: Design Centrado no Usuário
Professor: Eduardo Oliveira

Equipe: Davi Pradines, Gustavo Melo, Jéssica Fantini, Luciano Ayres, Marcela Coutinho, Mayara Bione e Ramon Victor.

Download Apresentação do Projeto (PDF)

Acesse o Protótipo do Aplicativo

Sobre o Curso

Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.

O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.

Metodologia

A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.

Coletânea de Projetos

Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.

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