Sobre o Projeto
O professor propôs à nossa equipe o desafio de planejar e prototipar um aplicativo de supermercado mais alinhado às necessidades e hábitos dos consumidores.
Criamos nosso processo baseado no Design Thinking e realizamos uma série de atividades até chegar a solução:
- Pesquisa de dados de mercado e comportamento do consumido;
- Análise de soluções similares e concorrentes;
- Visitas para observações dos consumidores em supermercados da Região Metropolitana do Recife;
- Pesquisa online com consumidores;
- Observação e entrevistas de usuários utilizando aplicativos concorrentes;
- Definição de perfis de usuários e personas;
- Recrutamento e entrevistas com consumidores;
- Entrevistas com entregadores de serviços de delivery e caixas de supermercado;
- Análise de artefatos (cupons fiscais e materiais promocionais digitais e impressos) de supermercados;
- Ideação utilizando o método de brainwritting
- Prototipação de um novo conceito de aplicativo
- Testes do protótipo com usuários
- Avaliação da usabilidade do protótipo
Também criamos um protocolo e roteiro de testes para padronizar a conduta da equipe durante os testes e entrevistas com os usuários e assim garantir a qualidade e imparcialidade dos dados coletados.
Ao final, medimos a usabilidade do protótipo do aplicativo através da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS) com os participantes testados.
Informações Adicionais
Disciplina: Design Centrado no Usuário
Professor: Eduardo Oliveira
Equipe: Davi Pradines, Gustavo Melo, Jéssica Fantini, Luciano Ayres, Marcela Coutinho, Mayara Bione e Ramon Victor.
Download Apresentação do Projeto (PDF)
Acesse o Protótipo do Aplicativo
Sobre o Curso
Pós-Graduação em Design de Interação para Artefatos Digitais da CESAR School, no Porto Digital em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e conectado à centenas de outras entidades em todo o mundo.
O curso tem como objetivo formar e aprimorar o conhecimento de estudantes e profissionais que atuam no campo de design de artefatos digitais, setor de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação além de áreas de atuação diretamente correlatas, sobre processos de desenvolvimento de interfaces interativas dentro dos novos desafios de novas tecnologias, complexidades do mundo atual e sobre a perspectiva de inovação.
Metodologia
A CESAR School utiliza a metodologia de Problem Based Learning (PBL) onde os alunos devem apresentar projetos de soluções voltadas para o mercado e para atender as necessidades identificadas.
Coletânea de Projetos
Clique aqui para conhecer mais projetos que desenvolvi ao longo do curso.